Um dos sonhos do brasileiro sempre foi ter a casa própria. Em meio à desigualdade social do país, boa parte da população levou ou leva décadas para quitar o seu imóvel, já que é um patrimônio caro e que demanda um financiamento longo.
Nesta semana, uma atriz que já foi do horário nobre da TV Globo perdeu a sua casa, no Rio de Janeiro, em um leilão. Guta Stresser, conhecida pela personagem Bebel em "A Grande Família", revelou que não conseguiu pagar o financiamento e ele foi arrematado por pouco mais de R$ 1 milhão.
A atriz não foi a primeira e nem será a última proprietária a perder o empreendimento. Nesses casos, o que fazer? O especialista de leilão de imóveis, Pedro Gomide, diz que uma propriedade vai à essa instância para o pagamento forçado de dívidas.
"O devedor é notificado sobre o atraso e tem prazo para regularizar a dívida. Caso isso não seja feito, o banco consolida a propriedade do imóvel e leva a leilão. Daí, o devedor já não pode mais pagar parcelas em atraso. Mas pode quitar toda a dívida até data previamente estipulada. Desta forma, seria feita uma recompra do bem", explica.
Porém, quando um imóvel chega a ser penhorado pela justiça, o proprietário pode recorrer da decisão consultando um advogado que analisará o caso.
"O banco deve notificar o credor a partir do terceiro mês seguido de parcelas atrasadas. A não comunicação de tal atraso antes da consolidação, assim como a não comunicação das datas do leilão, são razões para nulidade ou suspensão da operação", esclarece Gomide. O banco também precisa cumprir com alguns prazos pré-estabelecidos entre a notificação e a consolidação do imóvel para venda.

